Minha lista de blogs

Quem sou eu

Minha foto
Artista Plástico, escritor e poeta lírico-social, baiano de nascimento, sem cortesia a sua pátria – olhos multicores, ainda crentes na humanidade! Desapegado da política sem deixar de ser político, No abandono da religião sem abandonar o Cristo. Admirador de Shakespeare, Mahatma Gandhi, Martin Luther King,Castro Alves, entre outros gênios da nossa história humana!

Vinho, amor e mulher

Ao banquete
                         “bom seria que o homem não tocasse em mulher”
(Paulo de Tarso, epístola aos Coríntios)

         
          Diz Baudelaire: “o vinho é semelhante ao homem”
          Quanto à mulher, caro amigo... A mulher é semelhante ao vinho!... É preciso estar atento, não acomodar-se diante ao banquete que lhes reserva os seios perfumados de uma Eugenia... “No seio da mulher há tanto aroma/ Em seus beijos de fogo há tanta vida”. Pobre poeta, não chegou a ver os frutos dos seus labores!... Uma mulher, traiçoeira serpente, amou o egoísmo mais que o soldado dos escravos... É preciso estar lúcido, tão lúcido quanto Sócrates diante ao vinho... – beber e não se deixar embriagar.

          Se quiseres embriagar, tome quantos cálices necessários! O melhor que faças meu jovem, se tu és fraco – e muito fraco – é fugir-te o mais longe possível!... Mas se tens o dom que Sócrates ao vinho, esteja-te servido à vontade... Beba no seio desta Ninfa até o último gole de sua volúpia!... Rias com ela e gozes de todo prazer que lhes oferece, mas... não se deixe embriagar-se de amores! A paixão desmedida por uma dessas Musas acarreta-te a lama da próxima esquina... Sejas sábio, só apaixone-se por quem amas-te verdadeiramente como tu és: com teus passos à teus ideais!... Se deixar-se apaixonar por uma mulher de passos desnivelados aos teus jamais verá os frutos da macieira que plantastes quando menino... Morreras prematuro aos louros dos esforços!... E, como o poeta dos escravos –“Ah, zumbi dos Palmares!... Seria minha obra-prima”. – padecerás tu com teus ideais inacabados...

          Pois bem, o vinho alegra a alma triste na embriagues – O corpo da mulher se assemelha – Mas a embriagues do vinho passa, já a embriagues da mulher permanece... O canto ordinário é o mesmo: cheio de erotismo e paixão... Por isso, estimado amigo que até o instante me lês, reforço-te o conselho: se és fraco – e muito fraco – fujas!

Um comentário:

  1. Embriaguemo-nos! De vinho ou poesia! Ou os dois! Gostei da poesia. Se quiser, fique à vontade para xeretar meu blog também, caro companheiro poeta. Um abraço!

    ResponderExcluir